Africa, História por trás dos Mitos
a) Explique as razões para a má compreensão que se tem do continente africano e sua diversidade. É resultado dos grandes períodos de colonização que o continente enfrentou. Em 1995, foi realizada a Conferencia de Berlim, com representantes das grandes potências européias do período, para definir a divisão da África em colônias. Isso ampliou as imagens negativas sobre a população africana, pois era uma forma de legitimar a dominação. Os grandes reinos e impérios existentes na África não eram mencionados e estudados nas escolas, o que reforçava a idéia de que o continente sempre foi habitado por povos primitivos.
b) Caracterize três das principais formas de organização social e política dos povos africanos. Cidades- estados: O comercio se ampliou com excedentes de produção. Nestas condições a organização social e política passou a se transformar, pois surgiu a propriedade privada. Reinos centralizados: Formas de governo mais diversificadas e complexas, as diferenças sociais também aumentaram. Pigmeus: Seminômades que viviam em florestas. Faziam a ligação entre diferentes regiões da África.
c) Responda, com suas palavras, á questão proposta no texto deste módulo: “Por que, em nenhum filme sobre o Egito aparece a contribuição negra da África?” Porque eles não acreditavam que os Egípcios era uma raça Africana, eles acreditavam que era uma raça superior. Que tinha surgido com um vinculo oriental.
d) Explique as características da organização política dos iorubás. É monárquica, com duas categorias de soberanos - o baale, literalmente, dono da terra, fundador e chefe de um povoado e o oba, chefe de uma cidade e dos povoados a ela associados.
e) Quais as características da escravidão que existia na África? Podiam ser estrangeiros capturados em guerras ou trocados