Cristiano O Bola de Ouro
Isso aconteceu-me até aos 13 anos. Exatamente nessa idade, apareceu um menino no Sporting, de madeixas no cabelo, magro, esguio, rápido como uma flecha e com uma habilidade e uma técnica foras de série! Lázlo Boloni, treinador da altura do Sporting, lançou-o num jogo contra o Moreirense, no antigo José de Alvalade. E o menino, com a arrogância futebolística de um veterano, estreia-se e faz…dois golos!
Um na sequência de um canto da direita, onde aparece no coração da área, a cabecear exemplarmente de baixo para cima, fazendo o 1º golo com a camisola sénior leonina. O segundo é um golo de antologia! Recebe a bola a meio do meio-campo dos cónegos, dribla 4 jogadores do Moreirense e pica a bola
À saída do guardião!
Qual o nome deste menino? Pasmem-se, ou talvez não. Cristiano Ronaldo Dos Santos Aveiro.
Madeirense, no Sporting desde os 13 anos e uma promessa enorme na academia de Alcochete!
Cristiano Ronaldo ainda fez uma época no Sporting, mas depois do jogo de inauguração do novo estádio de Alvalade, contra o Manchester United, Ronaldo partiu, literalmente, “a loiça toda”, trocando os rins a John O'Shea, assinando uma exibição monumental (a primeira de centenas), levando Sir Alex Fergunson a pagar 18 milhões de euros, para o levar de imediato para Old Trafford!
Ronaldo tinha 18 anos! Em Manchester foi sendo moldado até se tornar num jogador mais vertical, mais eficaz (subindo exponencialmente o número de golos marcados pro Ronaldo a cada época no colosso inglês), mais robusto fisicamente e duma alma competitiva inigualável! O Ronaldo técnico, hábil, de finta vistosa e “brinca na areia” tendia a dar lugar, cada vez mais, a um Ronaldo decisivo, objetivo, jogador de equipa e principalmente que aparecia nos jogos grandes!
Aos 23 anos, ganha campeonato inglês, liga