Africa aspectos socias
A África é considerada o berço da humanidade, e esse termo é dado em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantes do globo, os egípcios , que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular.
É o segundo continente mais populoso com 53 países com 900 milhões de habitantes. A maioria desses países convive com o subdesenvolvimento crônico, condenados, cada vez mais, a viver das ajudas internacionais. A colonização trouxe grandes problemas que ainda não foram acabados.
A colonização africana fortaleceu-se em consequência do Racismo. O racismo nasceu da exploração capitalista: a escravatura, as relações senhor servo, mão de obra barata – Estratégias para manter a superioridade branca sobre as demais raças.
A descolonização africana aconteceu num processo iniciado após a II GM. A estratégia de alguns países, para não perder de vez o domínio, negociou a transferência de poder para elites locais, criadas artificialmente, em troca da manutenção de laços econômicos. Essa estratégia é chamada de neocolonialismo , o que resulta em conflitos até os dias de hoje. Dessa forma, muitos países africanos obtiveram apenas uma independência formal. No meio desses conflitos que atormenta a África neste final de século, estão vários povos e nações que buscam a autonomia e sua autodeterminação face a poderes centrais autoritários exercidos muitas vezes por uma etnia majoritária. Política Angola, Uganda Religiosa Argélia Étnica Ruanda, Mali, Somália, Senegal MOTIVAÇÃO CONFLITO
PELA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA REGIÕES DA ÁFRICA
NORTE DA ÁFRICA Como o próprio nome já diz, é a área situada ao norte do continente e que vem a ser banhado pelo Mar Mediterrâneo, em sua maioria, fazendo parte desta região cinco países. Também não se pode esquecer que ao sul desta região se encontra o deserto do Saara. Argélia, Egito, Líbia,