administração unopar 2 semestre 2014
O estabelecimento de uma boa comunicação sempre fez parte de todos os processos que envolvem a história da evolução do homem. A questão é fazer entender-se de maneira clara, como também interpretar corretamente aquilo que a outra parta está transmitindo. Isso também acontece no dia a dia das empresas. Ou seja, as organizações precisam estabelecer canais de comunicação para que os colaboradores compreendam o que se espera deles e, em contrapartida, as empresas necessitam entender as reais necessidades do capital intelectual.
A Braskem, uma empresa petroquímica brasileira, que possui como principais valores a eficiência, sustentabilidade e inovação, para isso têm como meta atingir a excelência em comunicação e conseguir dialogar com cada público.
Após reuniões para alinhar as mensagens transmitidas, entre a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice – presidente financeiro e os diretores de relações de investidores são feita a publicação de um relatório de administração, no qual se divulga o balanço anual e as estratégias de médio e curto prazo. Outro exemplo são boletins gerados para os colaboradores. Bimestralmente, a Braskem publica o Geração Braskem, uma revista com noticias sobre a empresa, e o família Braskem, que trata de assuntos mais familiares.
Na CPFL, uma empresa que participa de investimentos em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, os relatos vão das mensagens do presidente do grupo nas contas de luz distribuídas mensalmente aos seus cerca de sete milhões de consumidores. A conta de luz é um dos pontos mais fortes de contato com os clientes.
Outra forma de comunicação é Media training com a imprensa regional, para isso foi criada uma estrutura descentralizada em que os gerentes de operação têm autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais.
A coleta de dados poderia ser outra ferramenta de gestão usada por essas