Afonso de Albuquerque
Índice:
Quem foi? Pág.1
Primeiras missões Pág. 1-2
Primeiras missões na índia Pág. 2-3
Anexo Pág. 4
Quem foi? Afonso de Albuquerque foi uma figura muito importante na História de Portugal. Era filho de Gonçalo de Albuquerque e de D. Leonor de Meneses. Não se sabe exatamente quando nasceu mas calcula-se que foi em 1453, em Alhandra. O seu pai desempenhava um importante cargo na corte e isso levou a que Afonso tivesse sido educado em latim e matemática na própria corte de D. Afonso V.
Primeiras missões: Serviu no Norte de África por dez anos e foi aí que adquiriu experiência militar. Em 1471 acompanhou o rei D. Afonso V nas conquistas de Tânger, Anafé e Arzila. Em 1476 travou-se a Batalha de Toro contra aos Castelhanos e essa foi a primeira referência a Afonso de Albuquerque. Afonso de Albuquerque construiu uma grande amizade com o príncipe D. João e quando este ascendeu ao trono, como D. João II, Afonso de Albuquerque foi nomeado seu estribeiro-mor, em 1481. Mas passados 8 anos (1489) voltou ao Norte de África onde comandou a defesa da Graciosa. Em 1495 regressou a Arzila onde perdeu o seu irmão mais novo que morreu enquanto lutava a seu lado, o seu amigo e rei, na altura, D. João II morreu também nesse ano.
Primeiras missões na Índia: A 6 de Abril de 1503, Afonso de Albuquerque foi enviado na sua primeira expedição para a índia. Após as viagens de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, passaram a partir para a Índia uma ou duas armadas por ano. O comércio com os indianos rendia muito, mas como os Árabes faziam tudo para afastar os portugueses D. Manuel I viu-se obrigado a enviar soldados para