DEPRESSÃO PÓS PARTO
2- A depressão pós parto é um distúrbio derivado de uma combinação de fatores biopsicossociais.
Existem as causas relacionadas com as alterações hormonais tais como hormônios tireoidianos, progesterona, cortisol e estrógenos que agem no sistema nervoso central e conseqüentemente afetam os neurotransmissores.
Episódios anteriores de depressão( vinculadas ao parto ou não) e/ou depressão durante a gravidez( mesmo sendo menos freqüente) também são importantes de serem investigados pois isso poderá contribuir para o quadro de uma DPP.
Os fatores psicossociais dizem respeito a se esse filho foi desejado?, foi planejado?, que tipo de suporte essa gestante teve ao longo de sua gestação?, sofreu algum trauma nesse período?, perdeu emprego?, perdeu algum ente querido?, se trabalhou como era esse trabalho?, como essa gravidez foi recebida pela família?, pelos amigos?. Enfim, se o ambiente em torno foi de acolhimento, de tensões, de estresse, de amor. Esses fatores irão influenciar, também e diretamente, o estado emocional da mulher gestante e no pós parto.
Ou seja, as mudanças biológicas que antecedem o parto e, até mesmo a gestação, podem contribuir para o desencadeamento de uma DPP bem com a vulnerabilidade genética da pessoa,os estresses psicossociais e o suporte social recebido ou não antes, durante e depois da gestação podem contribuir para uma DPP.
Um fator que penso que também contribui para a DPP é o distanciamento da mãe de seu bebe logo depois do parto que tem a ver em como os partos têm sido feitos no nosso moderno sistema de saúde: a mulher que vivenciou a gestação de seu bebe por nove meses acompanhando cada evolução entra numa sala fria e impessoal, às vezes com algumas pessoas que nunca viu antes,