Afinal, tudo muda ou tudo permanece?
Nada está parado. Tudo a nossa volta está sempre em mudança. Nada permanece, pelo menos não aqui. Mas, como para toda regra há exceções, existem sim coisas que ficam. Nossos espíritos permanecem.
O que pensamos e sentimos muda com o tempo. Sim, fazem parte das coisas que se transformam. Há também outra coisa que permanece. Os relacionamentos que construímos. Todas as pessoas que conhecemos, por mais que o tempo passe, sempre estarão ligadas a nós. Pois elas fazem parte de nossas memórias, e fizeram parte do nosso aprendizado e crescimento aqui. Logo, essas memórias, esses laços que nos ligam, fazem com que nunca estejamos realmente isolados um do outro. Laços que vão além de características, além da raça e da espécie.
Considerando esses laços que temos com as pessoas da nossa vida, tudo o que aconteceu e aprendemos com elas, tudo isso faz com que esses laços tenham um significado maior do que apenas uma conexão. Nós devemos a essas pessoas parte do nosso desenvolvimento. E elas, por sua parte, também tem determinada obrigação para conosco, pois também as ajudamos a crescer. Também podemos dizer que até os inimigos nossos nos ajudaram a crescer, pois nos ensinaram diversas lições que os amigos não seriam capazes de nos ensinar e apendermos a mudar em relação a algumas coisas.
Também posso citar a frase o que Heráclito diz que é: "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio". Ainda que o rio possa parecer ser sempre o "mesmo", suas águas fluem incessantemente. No momento em que você põe o pé na água, ela já se foi.
- A mudança é