Afinal apostar em qual
Grupo nº 5
Márcio D. de Carvalho
Redator
1. Tópicos de Pesquisa
Cada integrante do grupo pesquisou os tópicos após breve reunião entre os membros. Os assuntos pesquisados foram: Fatores Mercadológicos, Estratégias de Marketing, Estratégia de Negócios, Estrutura Empresarial (matriz/filial), Púbico Alvo (mudanças de comportamento), Meios de Comunicação, Utilização de Lojas Virtuais.
As pesquisas iniciaram-se na biblioteca através de livros, ampliando-se para sites e artigos.
O grupo definiu o problema como: Em qual empresa investir?
2. Conceitos Relevantes
Na concepção de Kotler/Keller (2006), o ponto de partida de qualquer discussão sobre fatores mercadológicos é o marketing de massa, em que a empresa se dedica a produção, promoção e distribuição para um público alvo, criando um mercado potencial maior, gerando custos baixos que por sua vez levam a preços menores atraindo clientes. Embora nem sempre custos baixos signifiquem menores custos, existem clientes que preferem pagar um preço mais alto à empresas que melhor suprir suas necessidades. Preferência essa que ocorre devido a uma boa estratégia de marketing.
Para definir a sua estratégia de marketing, a organização deve declarar a sua missão, suas políticas, suas estratégias de negócios e suas metas. A missão deve ser especifica, mas dentro da missão corporativa. As metas são desenvolvidas a partir da analise SWOT, para avaliar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O termo “metas” é utilizado para descrever os objetivos em termos de magnitude e prazo. Sendo assim, os objetivos devem atender quatro critérios: devem ser organizados hierarquicamente, estabelecidos quantitativamente, devem ser realistas, e devem ser consistentes. Já as estratégias de negócios são um plano de ação para atingir suas metas. Vários autores definiram suas estratégias de negócios, mas o autor cita as estratégias genéricas de Porter, que são três: