Filosofia
Matéria: Fundamentos da filosofia
Disciplina: Administração
Aluna: Vanessa Nóbrega Queiroz
Período: 2013.2
Análise Crítica sobre o texto: Filosofia na administração - o relativismo e seus impactos negativos na abordagem contingencial.
Segundo o autor do texto, o relativismo é uma teoria perigosa, que leva a administração para caminhos longes da ciência na qual se tornou. Seria excluir toda a racionalidade e métodos que, quando utilizados, facilitam e levam a administração ao sucesso. Mas o autor deixou de levar em consideração que, algumas vezes, o sucesso vem sim desse achismo, da percepção humana. Afinal, como agradar aos consumidores se não nos colocarmos no lugar deles, praticando a famosa empatia?
Segundo o relativismo, não há verdades absolutas. Então, acreditar que não deve haver uma verdade absoluta sobre a administração é anular a mesma teoria, afinal, ela acabaria se tornando essa verdade. Mas o que realmente a filosofia trás para a administração é o desafio de ir além, de buscar outros caminhos, de romper com o que é feito sempre.
Quantas vezes os bloqueios nas empresas estão na total racionalidade? O que deu certo para uma empresa pode não dar certo na minha. Então levando a tão aclamada lógica do autor, onde estaria meu erro?
Em determinado momento do texto, o autor cita a empresa Coca Cola como uma empresa que fracassa em seus produtos, mas o mesmo desconsidera o fato da empresa citada possuir uma marca tão forte, que mesmo mediantes escândalos, prevalece sobre as demais empresas de refrigerantes. Lançou como marketing a ideia brilhante da família reunida, tomando seu refrigerante. Como ela conseguiu acertar que isso conquistaria os consumidores senão pelo achismo, pela aposta, pelos sentimentos? Sim, apostar alto deve estar no sangue do administrador, e é aí que a filosofia entra, o convidando a refletir, a transcender, e quem sabe, a empreender.
Claro que em tudo devemos buscar o