Aferição e Teste de Precisão e Exatidão de Vários Instrumentos
AFERIÇÃO E TESTE DE PRECISÃO E EXATIDÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS
ALUNO: Carlos Dyego B. De Oliviera
PROFESSORA: Giovannia A. De L. Pereira
Recife
9 de Novembro de 2013
1. Introdução
Nos experimentos de uma forma geral, é fundamental termos medidas muito precisas. Baseando-se nesta ideia foram criados métodos relacionados a erros e tratamento de dados, cujo alguns foram usados nesta prática como algarismos significativos, precisão e exatidão. Os algarismos significativos são importantes na hora de relatar os resultados experimentais. Esse valor pode ser obtido diretamente (por exemplo, a determinação do volume de uma solução com uma pipeta ou uma bureta) ou indiretamente a partir dos valores de outras grandezas medidas (por exemplo, o cálculo da concentração de uma solução a partir da massa do soluto e do volume da solução).
Quando se fala em algarismos significativos de um número está se referindo aos dígitos que representam um resultado experimental, de modo que apenas o último algarismo seja duvidoso. O número de algarismos significativos expressa a precisão de uma medida.
A precisão, por sua vez, está relacionada com a concordância das medidas entre si, ou seja, quanto maior a dispersão dos valores, menor a precisão.
A exatidão de uma medida, por outro lado, está relacionada com seu erro absoluto, isto é, com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza.
Precisão não implica obrigatoriamente exatidão, pois um conjunto de medidas pode ser preciso, mas inexato, haja vista que os valores encontrados podem ser concordantes entre si e discordantes em relação ao valor verdadeiro.
Nesta prática, vamos aprender a partir dos conceitos acerca de erros e tratamento de dados analíticos como calcular a precisão e exatidão dos instrumentos. Além disso, vamos aprender as técnicas primordiais de trabalho em laboratório, assim como também