Atividades de uma agencia de propaganda
“Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.“
Uma agência é composta de 6 elementos fundamentais:
Atendimento
Planejamento
Pesquisa
Mídia
Criação
Produção (pode ser terceirizada, caso a agência não possua um estúdio próprio). Atendimento
Prospecção, contato publicitário, representante… Sinônimos à parte, esta é a área da agência que mantém o contato direto com o cliente. O profissional de atendimento é a imagem externa da agência e, por esse motivo, deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, treinar técnicas de persuasão, não somente para vender a idéia, mas sim para transmitir a mensagem. Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles operam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da imersão no mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.
Planejamento
O planejamento é o cérebro da agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que atendimento e criação juntos discutem o planejamento. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o brainstorming. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte. Hoje o planejamento de uma campanha usa quase uma estratégia de guerrilha na qual tudo são armas potenciais.
O valor do planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis, pois, hoje, com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma função estratégica definitiva, mostrar quais são os principais caminhos de posicionamento. Planejar é saber se colocar no