trabalho laborat rio 1
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL III
Prática N° 01
AFERIÇÃO E TESTE DE PRECISÃO E EXATIDÃO DE VÁRIAS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO
ALUNOS: LEONARDO
KELLY
WEDER
WAYNNA P.
Professor: Renato
Data: 13/04/2015
2. INTRODUÇÃO
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. Nos procedimentos de experiências científicas vidrarias são de extrema importância no manejo das substâncias e na medição de quantidade, visando à importância da aprendizagem das vidrarias e seu manuseio e medição, o docente introduziu vários tipos de vidrarias suas características e aplicações, afim que os discentes obtenham mais facilidade nas medições de quantidades e utilização dos mesmos.
3. OBJETIVO
Objetivou-se com essa prática conhecer técnicas de aferição de volumes além de testes de precisão de instrumentos utilizados em laboratório utilizando técnicas de pesagem e de pipetagem de líquidos. E verificar o instrumento que apresenta uma maior exatidão e precisão com as possíveis fontes de erros significativos.
Diferenciar as vidrarias volumétricas das graduadas.
Aprender técnicas de medidas de volume.
Distinguir o significado de precisão e exatidão. Dominar técnicas de pipetagem para o desenvolvimento de atividades posteriores.
Comparar os volumes médios da água destilada. Calcular volume a partir da massa da água.
4. PARTE EXPERIMENTAL:
4.1 MATERIAIS E REAGENTES:
Materiais:
Bureta de 10 ml
Becker de 50 ml e de 100 ml;
Balança analítica;
Pipeta volumétrica de 25 ml;
Pipeta graduada;
Caneta e caderno para anotações;
Pera;
Reagentes:
Água