Aet - analise ergonomica do trabalho
Nome: UEM-Unidade de Ensino Moderno
Local: Praça Pimentel Duarte,133,Centro – Conselheiro Lafaiete - MG
Posto de trabalho: Professora
Funcionária: 1
Jornada de trabalho: 4 horas
Pausas/duração: uma pausa de dez minutos
Condições físico / ambientais;
Mobiliário/equipamento: Inadequados a atividade.
Iluminação: Existente,mas insuficiente.
Temperatura: Variável, mas quando ocorre o calor a temperatura fica alta ocorrendo uma má ventilação.
Vibração: Existente,mas não prejudicial a saúde.
Ruído: Existente,mas não prejudicial a saúde.
Ergonômicos: Postura inadequada,LERDORT,desgaste das cordas vogais.
Queixas Gerais: Espaço inadequado para as pausas,difícil acesso ao local laboral.
Metodologia
Para a realização deste trabalho foi utilizado o método de questionário (anexo 1), observações e fotos para nos auxiliar a descobrir as causas e buscar soluções para problemas de saúde, segurança e qualidade de vida.
Objetivo
Verificar e reformular as demandas encontradas procurando melhorar o ambiente laboral através da organização e condição de trabalho.
Demandas
* Mesa inadequada (o espaço é insuficiente para a distribuição do material de trabalho). * Cadeira inadequada. (não há apoio da coluna;não há regulagem de assento,altura de encosto e adaptação lombar;não há apoio dos braços). * Postura incorreta. (não há apoio da coluna; não há apoio dos pés; hiperflexão e hiperextensão de cervical;). * Iluminação insuficiente. (as luminárias estão posicionada errada na vertical quando deveriam estar na horizontal ). * Piso irregular. (há elevações no piso). * Presença de quinas vivas.
* Postura incorreta (não há apoio da coluna; não há apoio dos pés; hiperflexão e hiperextensão de cervical;). * Cadeira inadequada (não há apoio da coluna;não há regulagem de assento,altura de encosto e adaptação lombar;). * Iluminação insuficiente (as luminárias estão posicionada errada na vertical