AEscritaAcademica
587 palavras
3 páginas
Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Prof. Cléber P. Barbosa
A Escrita Acadêmica
É difícil se chegar a um conceito do termo pesquisa, uma vez que os estudiosos do assunto ainda não chegaram a um consenso. Como o objetivo deste trabalho é analisar a escrita acadêmica e não buscar um conceito sobre pesquisa, tomou-se como referência apenas a concepção de Ander-Egg. Segundo o autor, a pesquisa é um: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento (apud MARCONI; LAKATOS, 2002, p. 15).
Assim, todo trabalho de natureza teórica, acadêmica, científica ou filosófica deve seguir algumas diretrizes para sua elaboração. Regras de normalização são exigidas para que o trabalho realmente se caracterize como uma produção acadêmica. Essas exigências garantem um resultado satisfatório na aprendizagem e contribuem para o amadurecimento intelectual do sujeito.
Severino (2004) sugere uma preparação metódica e planejada para a pesquisa através de uma seqüência de etapas: determinação do tema-problema do trabalho, levantamento da bibliografia referente a esse tema, leitura e documentação dessa bibliografia após seleção, construção lógica do trabalho e, finalmente, a redação do texto.
Ainda segundo o autor, um trabalho acadêmico não deve ser de natureza intuitiva e espontânea, sem obediência a um plano e aplicação de um método. Deve-se exigir a organização sistemática do estudante para o maior proveito de seu trabalho, tais como disciplina, metodologia, compromisso e organização.
Outro fator importante da escrita acadêmica é a redação. Humberto Eco (2002, p. 13) chama a atenção para a elaboração dos textos. Segundo o autor, um texto científico não precisa ser distante do leitor, mesmo que seja elaborado e apresentado para examinadores: “por razões ocasionais, se dirige ao examinador, mas presume que possa ser lida [tese] e