Aeródromos
Definições:
- Aeródromo
Área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves (aviões e helicópteros).
Aeródromo Privado
Aeródromo que só poderá ser utilizado com permissão de seu proprietário.
Aeródromo Publico
Aeródromo destinado ao tráfego de aeronaves em geral.
O aeródromo publico ou aeroporto, possuem instalações e facilidades para operações de aeronaves, embarque e desembarque de passageiros a cargas.
Os aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros e cargas.
O aeroporto e constituído de aéreas como a pista de pouso e decolagem, taxiway, torre de controle, terminal de passageiros, aérea de estacionamento das aeronaves.
As pistas de pouso e decolagem tem que serem compridas e largas para a operação de maiores aviões, alem disso precisam serem planas e com o mínimo de inclinação possível. Geralmente as pista são feitas de assalto ou concreto.
Nos aeroportos o controle de trafego aéreo e feito pela torre de controle, que organiza o movimento das aeronaves em solo e no espaço aéreo de sua responsabilidade.
Os aeroportos civis são designados principalmente para o uso de passageiros, mas também são utilizados para o transporte de cargas e correio aéreo. A maioria dos aeroportos operam os 3, mas muitos ainda operam somente passageiros e cargas, por algumas circunstancias como localização, tamanho e qualidade da pista e fatores econômicos.
Terminal de passageiros
Os terminais de passageiros são constituídos por órgãos, como:
Anac – Agencia Nacional de Aviação Civil
Anvisa.
Juizado Especial.
Setur – Secretaria de Esporte e turismo.
Policia Civil.
Policia Federal.
Policia Militar.
Receita Federal – Alfândega.
Serviço ao Migrante.
Nos terminais também são encontradas aéreas como os guichês das companhias aéreas, a de check in, pontos de comércios como lanchonetes, restaurantes, bancos, lojas, casas de cambio, e etc, estacionamento de carros.
Todo aeródromo publico e constituído de uma