Aerodispersóides
Tema: AERODISPERSÓIDES NO MEIO AMBIENTE
Boa tarde! Tudo bem???
Apresentação como TST.
Introdução:
Sempre que falamos em perigos que podem existir no ar, pensamos logo gases, vapores tóxicos, ou outras substâncias químicas. Porém, existem outros perigos, muitos destes são extremamente prejudiciais à saúde do trabalhador, e que muitas vezes não se dão conta destes riscos e acabam por não se proteger, e não utilizando os EPI’s corretamente. O que são aerodispersóides? Os aerodispersóides são partículas sólidas ou líquidas, suspensas ou dispersas no ar, ou seja, é uma espécie de mistura de substâncias sólidas ou líquidas com o ar que respiramos. Como estas partículas possuem tamanhos microscópicos e peso extremamente reduzido, nem mesmo a ação da gravidade é capaz de provocar sua deposição imediata, na superfície Por este motivo, tais partículas ficam suspensas no ar e podem levar horas para se depositar.
Quanto à classificação: Dentro do contexto de riscos ambientais, os aerodispersóides são agentes químicos (Poeiras, névoas, neblinas e fumos) e recebem especial atenção da higiene ocupacional, pois dependendo de sua concentração e tamanho das partículas, eles representam sérios riscos à saúde dos trabalhadores. Estes aerodispersóides podem ser detectados e quantificados quando presentes na atmosfera, através do cheiro, odor, perfume ou através de aparelhos que coletam amostras em suspensão.
Partícula Liquida = Névoas = Ruptura mecânica de líquidos Neblina = Condensação de vapores de substâncias que são líquidas á temperatura ambiente.
Partícula Sólida = Poeiras = Ruptura mecânica de sólidos Fumos = Condensação de vapores de substâncias que são sólidas á temperatura ambiente.
Observações:
- Névoas: Partículas