Aerodispersoides
Aerodispersóides são partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou ambiente de trabalho, que são transportados pela corrente de ar, estas são geradas pela ruptura mecânica de sólidos como minerais ou vegetais pulverizados a que chamamos de poeira. Como também os materiais líquidos que originam os vapores decorrentes da evaporação de água, combustíveis e outras substâncias voláteis.
E estes são considerados poluentes do ar ou ambiente de trabalho, com exceção do vapor da água pura, que formam as nuvens. Os demais aerodispersóides são caracterizados poluentes devido as suas características físicas e químicas, que os fazem nocivos à saúde e bem estar dos seres vivos e ecossistemas.
A poeira, por exemplo, é um poluente nocivo a saúde, porque pode provocar doenças respiratórias e alérgicas, tanto nos homens quanto nos animais.
Quanto aos gases, vapores, podem causar doenças, alergia e intoxicação, nos homens, animais e até plantas, que ás vezes induzindo a morte precoce.
Estes aerodispersóides podem ser detectados e quantificados quando presentes na atmosfera, através do cheiro, odor, perfume ou através de aparelhos que coletam amostras em suspensão. Nunca entre em um ambiente fechado, onde são armazenados produtos químicos, pois a concentração de aerodispersóides poderá ser o suficientemente letal.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO
As medidas apresentadas a seguir tanto podem ser aplicadas para aerodispersóides, como também para gases e vapores.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO RELATIVAS AO MEIO
São as medidas de ordem técnica, de engenharia, destinadas a proteger coletivamente os trabalhadores expostos ao risco.
As principais medidas são:
a) Substituição de Agentes Nocivos
Esta medida é mais indicada sempre que possível técnica e economicamente, pois consiste em evitar a presença de substâncias danosas à saúde nos ambientes de trabalho, substituindo certos materiais por outros menos tóxicos ou não tóxicos. Muitas