Aerodispersóides
Aerodispersóides são partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou no ambiente de trabalha e são transportadas pela corrente de ar. Estas partículas são consideradas poluentes do ar, os aerodispersoides são considerados poluentes devido as suas características físicas e químicas, que os fazem nocivo a saúde e bem estar dos seres vivos e ecossistemas. Os aerodispersóides podem ser detectados e quantificados quando presentes na atmosfera, através do cheiro, odor, perfume ou através de aparelhos que coletam amostras em suspensão.
Cite os tipos de Aerodispersóides
Aerodispersoide do tipo Poeira
Aerodispersoide do tipo Névoa
Dispersoide do tipo Neblina
Dispersoide do tipo Fumo
Defina as expressões, de exemplos e cite a fonte de pesquisa
POEIRA: Terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó.
Poeira são partículas sólidas que estão uniformemente, ou não, dispersas no ar. Essas partículas são geralmente criadas através da ruptura de sólidos maiores. Um exemplo de poeira é em uma construção civil é provacado pela remoção de areia retirado de uma escavação, outro exemplo é destruição de paredes, trabalhos com cimentos, lixamento de materiais e peneiramentos de minérios.
NÉVOA: Vapor aquoso muito denso que obscurece a atmosfera, obscuridade, falta de clareza.
Névoa é composta por partículas no estado físico liquido que são produzidas por substancias liquidas que sofrem rupturas, se tornando pequenas partículas que acabaram por se dispersar no ar. Um exemplo de névoa que é extremamente prejudicial à saúde do trabalhador é quando o trabalhador esta aplicando agrotóxicos em uma plantação ou usando tintas em spray.
NEBLINA: Névoa, nevoeiro e cerração.
Neblina é composta por partículas no estado físico liquido, porem essas partículas não originaram da ruptura do liquido mas sim através da condensação de vapores das substancias que estavam no estado liquido nas condições normais de temperatura e pressão.