aefas
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Danilo Augusto Rocha e Silva
Um estudo sobre a baixa dinamicidade do mercado de capitais brasileiro
BELO HORIZONTE
2014
Danilo Augusto Rocha e Silva
Um estudo sobre a baixa dinamicidade do mercado de capitais brasileiro
Projeto preliminar de pesquisa apresentado no Curso de Graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Vivemos em um país, capitalista, que no final de 2013 fechou o ano como a sétima maior economia do mundo, com um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2,2 trilhões de dólares. O Brasil, que em um passado recente, já foi visto como um dos emergentes promissores, os BRICS, agora é olhado com certa desconfiança pelos mercados internacionais.
Em relatório feito pelo banco de investimentos Morgan Stanley, o Brasil foi incluído em um grupo de países que não tem um futuro, em curto prazo, tão bom como no passado. Esse grupo foi denominado de os 5 Frágeis. Todos esses países têm características em comum que são elas: moeda mais vulnerável às mudanças na dinâmica da economia mundial, marcada agora pela expectativa de redução do programa de recompra de títulos públicos americanos; gargalos de infraestrutura; baixo crescimento do PIB; desaceleração no modelo de consumo interno; alta inflação e um mercado de capitais pouco dinâmico.
Com a inflação batendo na casa dos 6% ao ano, o brasileiro deveria buscar investimentos mais rentáveis e que valorizassem seu patrimônio em vez de deteriorá-lo, pois o investimento preferido da sociedade brasileira é a poupança que rende cerca de 5,5% ao ano, ou seja, com a inflação nesse patamar um cidadão que coloca todo