Adsorção de Acido Acético em Carvão Ativo
Para descrição da experiência desenvolvida é necessário estabelecer parâmetros:
Absorção é uma operação de transferência de massa do tipo sólido-líquido, na qual se explora a habilidade de certos sólidos em concentrar na superfície determinadas substancias existentes em soluções líquidas e gasosas o que permite separá-las das demais componentes dessas soluções.
Adsorção é a acumulação de uma substancia em uma interface, o corre com todos os tipos de interfaces, tais como gás-sólido, soluções-sólido, soluções-gás. (É um fenômeno de superfície e está diretamente relacionada à tensão superficial de soluções).
Os sólidos apresentam propriedade de reter moléculas em sua superfície e esta propriedade pode ser bastante acentuada no caso de materiais porosos. A capacidade de adsorção varia enormemente de acordo com o material adsorvido e como um soluto pode ser adsorvido separadamente em uma mistura, a adsorção acaba sendo um fenômeno importante e com varias aplicações, principalmente industriais:
Desumidificação de gases;
Remoção de umidade de gasolina;
Branqueamento das soluções de açúcar, dos óleos vegetais e minerais;
Desodorização do gás carbônico e das bebidas;
Desodorização de esgotos ou do ar aspirado;
Desodorização de cozinhas e sanitários com carvão ativo.
H. Freundilich, estudando o fenômeno da adsorção empiricamente, chegou a seguinte equação: ou
Onde x é a quantidade de soluto adsorvido pela massa m do adsorvente sólido, C é a concentração de equilíbrio e K e n são empíricas. Para adsorções físicas de ácido em carvão, n tem valores entre 0,1 a 1,0 e dependente da natureza do sistema. Para um dado sistema a quantidade de soluto adsorvido é função da concentração do adsorvato, da área superficial do adsorvente (fase sólida) e da temperatura. Assim, quando a adsorção medida por (x/m), é dada em função da concentração a uma temperatura fixa, tem-se a isoterma de adsorção. Para calcula as constantes “K” e “n” é necessário