relatorio
Estudo da adsorção do ácido acético pelo carvão ativado
Belo Horizonte, 30 de agosto de 2013
1- Introdução
Adsorção é o termo utilizado para descrever o fenômeno no qual moléculas que estão presentes em um fluido, líquido ou gasoso, concentram-se espontaneamente sobre uma superfície sólida. Geralmente, a adsorção parece ocorrer como um resultado de forças não balanceadas na superfície do sólido e que atraem as moléculas de um fluido em contato por um tempo finito.
Ela está intimamente ligada à tensão superficial das soluções e a intensidade deste fenômeno depende da temperatura, da natureza e a concentração da substância adsorvida (o adsorbato), da natureza e estado de agregação do adsorvente (o sólido finamente dividido) e do fluido em contato com o adsorvente (o adsortivo).
Estuda-se nesta experiência, a isoterma de adsorção do acido acético pelo carvão ativo. Quando uma solução de acido acético esta em equilíbrio termodinâmico com uma massa m de carvão ativado, observa-se que é satisfeita a seguinte relação (isoterma de Freundlich):
(1)
Onde se tem:
- x = massa de acido acético adsorvida pelo carvão;
- C = concentração da solução em equilíbrio, em g L;
- n = é uma constante maior que a unidade e característica do sistema, que está relacionada com a afinidade do sistema pela adsorção;
- k = é outra constante que esta relacionada com a capacidade de adsorção.
Nesta experiência, o volume V de uma solução de ácido acético de concentração conhecida (Co) é colocado com a massa m de carvão ativo. Depois de o sistema entrar em equilíbrio, determina-se, por titulação, a concentração da solução final.
x = V(CoC) (2)
E, portanto: