adsfs
A elaboração dos relatórios é parte integrante das atividades desenvolvidas nas aulas práticas. Constitui um dos parâmetros utilizados como avaliação da disciplina e para tanto, os mesmo são corrigidos e pontuados.
Os relatórios valem até 1,0 (um ponto) extra na nota das avaliações. No entanto, se o aluno (a) fizer reposição da avaliação, perde a nota do relatório e vale apenas a nota da reposição.
Os relatórios deverão ser elaborados de acordo com as seguintes normas.
COMPONENTES: Antes de elaborar o relatório leia atentamente os itens a seguir:
1. Capa: A capa deve ser preenchida com as devidas identificações.
2. Introdução: deve conter uma descrição teórica do assunto abordado, com base na consulta bibliográfica e informações fornecidas tanto na aula teórica quanto na prática.
2.1 Objetivos: deve descrever de forma rápida o motivo pelo qual foi desenvolvida a atividade, e deverá constituir o último parágrafo da introdução.
3. Materiais e métodos: deve conter todo o material utilizado na aula prática, indispensável para que a mesma possa ser efetuada. O método deve descrever os procedimentos adotados e a descrição da utilização do material. O tempo verbal deve ser no passado e impessoal (utilizou-se; corou-se; fez-se ou foram utilizados; foram feitas; foram coradas). Os itens, materiais e métodos podem ser feitos juntos ou, caso prefira, os materiais utilizados podem ser listados como um item a parte.
4. Resultados: deve conter os resultados obtidos pelo aluno durante a aula prática. Os resultados deverão ser apresentados na forma de um breve texto, acompanhado por esquemas/desenhos feitos com base no observado.
É indispensável que cada esquema contenha uma pequena legenda indicando o que esta sendo esquematizado, As estruturas que estão sendo observadas, qual (is) o(s) corante(s) utilizado(s) e o aumento final dado pelo microscópio em cada observação. Todos os componentes do