ADRIELY POSSIGNOLO E CAROLYNE ALBERTINE
253 palavras
2 páginas
1) Qual é a questão de pesquisa? R: Comparar modelos alternativos para predição de retornos esperados no mercado de capitais brasileiro. 2) Qual é a população alvo. R: Modelos de predição de retorno esperados no mercado de capitais brasileiro
3) Qual é a amostra objeto de investigação?
(identificar o tipo de amostra)
R: Procedimento empírico; metodologia de teste em 2 passos.
4) Quais as variáveis estatísticas (Listar e classificar...)
R:
Figura 3: Variável Quantitativa.
5) Qual (is) a (s) metodologia (s) de descrição dos dados.
R: Utilizou-se como procedimento empírico a metodologia de teste em dois passos para modelos de equilíbrio geral: o primeiro passo consiste em estimar os parâmetros dos modelos, a partir de regressões em séries temporais. No segundo passo os parâmetros estimados são usados como variáveis explicativas em regressões Cross Section. Procedeu-se aos testes por carteiras, de acordo com a metodologia de Fama e French (1993) e Bornholt (2007), aplicados em duas subamostras de ações, com dados disponíveis na Bovespa: a amostra ex-ante compreende o período 07/1995-06/2011 e a amostra ex-post 07/2011-06/2006. Assim como outras evidencias encontradas no mercado brasileiro, os resultados tendem a apoiar o modelo.
6) Quais os principais resultados e discussão.
R: Este artigo testa e compara três modelos alternativos para predição de retornos esperados no mercado de capitais brasileiro: 1) a versão Sharpe-Litner-Mossin do CAPM; 2) o modelo 3-Fatores de Fama e French; 3) e o Reward Beta Model, Apresentado por Bornholt (2007).