Aps Perguntas
No decorrer deste trabalho apresentamos através de um experimento físico, a dilatação térmica linear do alumínio e cobre, marcando precisamente cada alteração sofrida pelas barras no instante em que ocorriam.
Durante o experimento sabíamos que o coeficiente de dilatação seria diferente para cada um dos materiais, o que foi provado no final da experiência. Baseado nos resultados obtidos podemos afirmar que o coeficiente de dilatação linear é uma propriedade da substância que forma o corpo e não uma propriedade do corpo em si. Isso explica o motivo pelo qual cada tipo de material reage de uma certa maneira quando elevado a altas temperaturas.
Outro ponto importante do trabalho foi observar que durante o processo de cálculos, observamos que houve uma discrepância entre nossos valores encontrados e os valores tabelados na literatura. Essa diferença de valores pode ser causada por uma série de motivos, entre os principais estão a inabilidade de operar os equipamentos por nossa parte, os equipamentos não estarem aferidos com precisão ou ainda a composição química do material analisado não ser pura.
Por fim, através dos cálculos e pesquisa bibliográfica conseguimos atingir nosso objetivo inicial que era calcular o coeficiente do alumínio e do cobre, o que foi feito com sucesso e explicar o porquê de uma diferença entre os valores encontrados em comparação com o valores publicados na literatura, caso ocorresse. Devido essa diferença ter acontecido, o que já era esperado, acreditamos que conseguimos passar para o leitor, os principais fatos que interferiram diretamente no experimento e que causaram variação nos resultados obtidos.
.