Psi Ambiente Lugares
Psicologia Social do Ambiente
Relatório do artigo
Para o melhor e para o pior: múltiplas dimensões do significado de lugar
Lynne C. Manzo
Docente: Professora Doutora Paula Castro
Discentes: Valter Figueiredo, nº 67841 Gabriel Moisés, nº 69777
Lisboa, Março 2015
Resumo
Este artigo explora a natureza das relações emocionais das pessoas com os lugares, por forma a perceber que tipos de lugares são significativos para as pessoas, o papel que esses lugares desempenham nas suas vidas e os processos pelos quais adquirem significado.
Devido a estas relações serem comummente exploradas através de experiências positivas da residência, esta pesquisa foi levada a cabo, para explorar outras dimensões das nossas relações com os lugares.
Para tal foram realizadas 40 entrevistas de profundidade a pessoas residentes na área metropolitana de Nova York.
A análise qualitativa revelou a diversidade e riqueza das relações emocionais das pessoas para com os lugares, indicando que o significado de lugar se desenvolve a partir de um vasto leque de emoções e experiências, quer positivas quer negativas.
Introdução
As teorias baseadas no lugar e as pesquisas sobre sentido de lugar, vinculação ao lugar e identidade de lugar, trouxeram uma contribuição valiosa para a compreensão das nossas relações com os lugares. Ao articular os papéis e significados que os lugares têm na nossa vida, esse trabalho validou aspetos importantes da experiência humana. Porem, até há bem pouco tempo, a maioria das investigações empíricas tem-se focado especificamente nas nossas relações com lugares residenciais, e em experiências positivas desses lugares. Tipicamente, o enraizamento a um determinado lugar tem sido considerado como um objetivo valorizado.
Esta investigação oferece uma perspetiva valiosa, acerca das dimensões fundamentais da nossa relação com lugares fora da nossa residência. Sobretudo devido à força e importância dos conceitos de pertença, proteção e conforto, a