Adriana
A saúde do docente se sabe que não vai nada bem, mas não é capaz de definir que não funciona e o por que não anda bem.
Em casos mais graves, os sintomas acabam fazendo com que os profissionais da educação, no Estado de São Paulo, que é a maior rede do país, com 250 mil professores, são registrados 30 mil faltas por dia, segundo pesquisa da revista Nova Escola abril de 2010, acabam se afastando de suas atividades.
O estresse docente acaba ocasionando um ensino enfraquecido, pois o absenteísmo causa grandes déficit no aprendizado.
A prevenção deve ser voltar para os ambientes de gestão, formação, organização do tempo, trabalho em equipe, relacionamento com os alunos, infraestrutura, currículo e valorização social.
Os problemas com gestão é a sensação de desamparo, por carência de suporte das lideranças. Em muitas instituições o docente, não encontra apoio para o seu dia-dia ocasionando muita insegurança. A colaboração por parte de diretores e coordenadores tem o poder de minimizar os sintomas do profissional diante dos problemas.
Palavra Chave
Formação
Estresse
Prevenção
Profissão
Auto- Conhecimento
Introdução
O tema saúde do docente tem chamado a atenção para causar e tratamentos, geralmente de ordem psíquica, o grande fator motivador atualmente, do afastamento do profissional da educação é provocado por problemas de saúde. A prevenção não é nada difundida no trabalho docente, e tão pouco em nível superior.
A luta em favor do respeito aos educadores e a educação em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente (Freire,Paulo. Pedagogia da autonomia, 2002, p.27).
A carência de um preparo psicológico a futuros docentes para a prevenção de doenças psíquicas, pois, as outras surgem a partir dessa, é o foco do projeto que será desenvolvido com ênfase no estresse que acaba desencadeando vários