adrenalina
O trabalho tem como objetivo compreender melhor sobre a adrenalina, suas funções e ações no organismo, fazendo com que saibamos nos comportar nas situações do dia a dia, para que o nível dessa substância seja bem dosado, de modo que ela seja apenas uma aliada, sem causar nenhum tipo de sobrecarga ao corpo, principalmente ao coração.
ADRENALINA: O QUE É E SUAS FUNÇÕES
A adrenalina (C9H13NO), também conhecida como epinefrina, é uma substância que atua como hormônio e neurotransmissor. Deriva da modificação de um aminoácido aromático (A tirosina) e é secretada pelas glândulas suprarrenais, tendo efeito sobre o sistema nervoso simpático. Em condições normais, seu nível no sangue é baixo. Porém, em momentos de medo, euforia, estresse emocional ou qualquer outra condição que ameace a integridade física do corpo, uma grande quantidade de adrenalina é secretada com o intuito de preparar o organismo para um grande esforço físico que exige reflexos de forma rápida. Acontece o aumento da frequência dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o aumento do volume sanguíneo por cada batimento, a elevação do nível de açúcar no sangue (hiperglicemia), minimização do fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal, bronquiodilatação, vasoconstrição, sudorese e dilatação da pupila. Tudo isso para que o organismo esteja preparado para reagir.
A adrenalina também pode estimular a secreção de hormônios como o glucagon, gastrina e insulina, promovendo a fosforilação de proteínas no