Adrenalina
Durante o filme ficou evidente que o protagonista realizava manobras para diminuir o efeito do veneno.
O presente trabalho tem como objetivo verificar se essas manobras, quando analisadas fisiologicamente dão resultado positivo, como mostrado no filme.
Dirigir em alta velocidade. A manobra utilizada é verídica, pois ao andar em alta velocidade no carro, o sistema nervoso autônomo (SNA) compreende o ato como sendo uma situação de fuga, o que leva a ativar o SNA simpático. Esse por sua vez possui a adrenalina como um de seus neurotransmissores, como o SNA simpático estava ativo nesse momento ia haver um potencial de ação o que levaria a uma despolarização da membrana provocando o influxo de íons de cálcio e exocitose de vesículas contendo adrenalina.
Se colocar em situação de perigo. Assim como o exemplo acima a manobra do resultado positivo. O SNA simpático entende a atitude como sendo luta ou fuga liberando adrenalina pelo mesmo mecanismo já citado anteriormente.
Ouvir musica alta. O protagonista foi feliz na sua escolha, pois segundo Leinig (1977) a musica apresenta alguns efeitos fisiológicos, relacionando-os à reações sensoriais, hormonais e fisiomotoras. Cannon “constatou que ao despertar emoções, a música libera adrenalina e talvez outros hormônios”. Logo ao escutar o a musica alta ele elevava seus níveis de adrenalina retardando o efeito do veneno.
Uso de cocaína. A manobra da resultado. Na presença de cocaína, a