Relatorio parcial de estagio
Nome: Matilde Franco Martins
Introdução.
O Lar Crianças Feliz é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que atua em caráter preventivo, oferecendo formas alternativas para o resgate de potencialidades interiores e mudanças no padrão moral e social da população atendida. Atendimento e preferencial para área do bairro São José e imediações onde o acesso e fácil e sem custos. População alvo são crianças e adolescentes, de ambos os sexos no contra turno com a escola. A instituição atende a 120 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. São crianças que demandam estímulos e ajuda para superar defasagens não somente nutricionais, mas também afetivas e sócio- culturais e que estejam na faixa etária de seis a dezessete anos e onze meses.
O Lar Criança Feliz em suas atividades, visa também estimular o individuo a refletir, e, através de ações possibilitar o seu desenvolvimento pessoal, como ser agente de um processo de rupturas e mudanças de paradigmas dentro do contexto em que esta inserido.
As crianças são encaminhadas pelo conselho tutelar (CT), comunidade, escolas publicas, entidades sociais prestadoras de serviços, conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA) e a justiça da infância e adolescência.
A instituição se localiza na cidade de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, na Rua Alfredo Lopes 210, jardim Centenário, trabalha atualmente na área social visando dar suporte para crianças em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente (ECA) LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
Art. 4° - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único - A