ADOÇÃO POR HOMOAFETIVOS
Marta Regina FARINELLI Sara Lemos de Melo MENDES**
FARINELLI, M. R; MENDES, S. L. M. Adoção por homoafetivos. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 182-196, 2008
Conceito e Evolução Histórica
Estudos sobre a história humana mostram que desde os tempos mais primórdios, a homossexualidade tem estado presente. Esses estudos mostram que a pratica da homossexualidade era comum em muitas culturas. (FARINELLI, MENDES, 2008)
Com o crescimento e domínio da igreja católica na sociedade, impondo padrões morais e éticos de conduta, a homossexualidade passou a receber olhares negativos da sociedade, sendo vista como algo pecaminoso e imoral. (FARINELLI, MENDES, 2008)
No século XVII, com declínio da influência da igreja, houve a diminuição do julgamento e preconceito em relação aos homossexuais. Hoje, é perceptível uma maior compreensão da sociedade sobre este tema mas ainda existe discriminação e preconceitos dos homossexuais. (FARINELLI, MENDES, 2008)
Hoje, alguns países se mostram mais tolerantes do que outros. Alguns países da Europa, por exemplo, “admitem uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, além de não discriminalizarem tais condutas, incentivando políticas afirmativas na luta por seus direitos.” (FARINELLI, MENDES, 2008)
No Brasil, não existe um posicionamento legislativo em questões que envolvam a homossexualidade e ainda existe o preconceito social. (FARINELLI, MENDES, 2008)
Contexto Atual
Assuntos relacionados a homossexuais e seus direitos, principalmente em relação a adoção, vem cada vez mais ganhando a atenção da mídia e por consequência, ganhando uma visibilidade e viabilidade cada vez maior. (FARINELLI, MENDES, 2008)
A família nos tempos atuais, passou a ser baseada no respeito e aceitação da individualidade de cada um dos membros. As relações vão além dos laços sanguíneos. Além disso, fatores sociais já mostravam a existência de outra organização familiar diferente da comum: Pai, Mãe e os filhos. Dentre essas