Adonias
Então irmãos Adonias ele era o quarto filho de Davi, nascido de Hagite, em Hébron. Adonias era muito similar a seu meio irmão Absalão, por causa de sua ambição.
Ele passa a destacar-se na Bíblia durante os últimos anos de Davi. Apesar da declaração de Jeová, de que o reinado seria de Salomão. Não concordando com a decisão de Jeová, Adonias começou a jactar-se de que seria o próximo rei de Israel.
Então Adonias realizou um banquete convidando a maioria da casa real, mas não a Salomão, nem a Natã, o profeta, nem a Benaia. Seu intuito era fazer-se declarar rei. Natã, o profeta, agiu prontamente para bloquear a trama de Adonias. Isto moveu o idoso rei à ação, e ele prontamente deu ordens para a imediata unção de Salomão como co-regente e sucessor ao trono.
No entanto, depois da morte de Davi, Adonias acercou-se de Bate-Seba e a induziu a agir como sua agente perante Salomão.A declaração de Adonias indica que ele achava ter sido privado do seu direito, muito embora professasse reconhecer a mão de Deus neste assunto. Embora a sua solicitação talvez se baseasse inteiramente no desejo de obter alguma compensação pela perda do reino, sugeria fortemente que as chamas da ambição continuavam acesas em Adonias. Salomão encarou assim tal solicitação, feita mediante sua mãe, e ordenou a morte de Adonias, ordem que prontamente foi executada.
Os irmãos perceberam, Adonias não aceitou a decisão de Jeová e isso levou a sua própria morte.
Mas como hoje esse relato nos alerta?
Ele nos alerta ao perigo de questionar as decisões de Jeová com respeito a privilégios.
Não devemos criar em nosso coração a ambição que é o desejo errado de adquirir privilégios de outros.
Devemos fazer uma auto análise.
*Será que nós questionamos quando algum irmão recebe privilégios na congregação?
*Será que encaramos os privilégios dos outros como decisões de Jeová?
*Será que pensamos que nos sobressairmos melhor do que o irmão designado?
Devemos