rei salom o
Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/7. Acesso em: 01 de set. de 2015.
BIOGRAFIA
Autor desconhecido
RESUMO
No primeiro capítulo decorre sobre a velhice e a fraqueza em que se encontra o rei Davi, e os seus últimos atos antes de sua morte. Os servos decidem arrumar uma serva jovem e virgem para cuidar e aquecer o rei neste momento frágil, a escolhida foi a Abisag, de Sunam.
O rei possuía dois filhos que disputavam a sucessão no trono, o primogênito era Adonias, o qual se proclamava rei antes mesmo da benção de seu pai, onde Joab filho de Sárvia e o sacerdote Abiatar apoiavam a sua coroação. Salomão, o outro filho do Rei Davi com Betsabéia, havia sido escolhido para suceder o seu pai.
O profeta Natã que não apoiava Adonias foi avisar Betsabéia da ambição do primogênito e que o trono e a vida do seu filho estavam em risco, e a aconselhou pressionar o rei Davi sobre quem iria lhe suceder realmente e avisar sobre as tramóias de Adonias.
Então Betsabéia denuncia todos os acontecidos ao rei Davi com a confirmação das declarações pelo profeta Natã, este ainda questiona ao rei se Adonias estava agindo com sua permissão. Diante da situação Davi ordena chamar o sacerdote Sadoc, o profeta Natã e Banaías filho de Joiada e manda-os descerem com o filho Salomão a Gion para ungirem seu filho como rei de Israel, assim o nomeando como chefe de Israel e Judá.
Adonias terminava um banquete com seus convidados, quando ouviram clamores, chega Jônatas, filho do sacerdote Abiatar para trazer a noticia de que seu irmão havia sido proclamado rei, os convidados com medo do que poderia lhes acontecer partiram cada um para seu caminho. Adonias também temendo Salomão, levantou-se e procurou asilo junto do altar e pediu para o irmão não matá-lo, ouviu como resposta que se fosse um homem bom, nada lhe aconteceria, mas se fosse maldoso iria morrer.
No fim da vida, Davi deu instruções a seu filho Salomão, para ele seguir os preceitos do Senhor, também