Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu nasceu em 18 de Janeiro de 1689, no Palacete de la Brède, perto de Bordéus. Escritor e filósofo francês, célebre pela sua teoria da separação dos poderes.
Seu pai era um oficial da guarda do rei de França, Montesquieu era neto e sobrinho de um Presidente do Parlamento de Bordéus, perdeu sua mãe aos 11 anos de idade. O seu ensino básico foi entregue aos Oratorianos do colégio de Juilly, situado a nordeste de Paris, em companhia dos seus primos, onde lhe foi ministrada uma educação clássica.
Em 1705 tendo voltado a Bordéus, fez os estudos jurídicos necessários para a sua entrada no Parlamento de Bordéus, para ser herdeiro e receber o título e as importantes funções do tio. Em 1708 se deu sua admissão como conselheiro. Após isso retornou a Paris, para colcluir seus estudos jurídicos onde frequentou assiduamente a Academia das Ciências e das Letras. em 1713 poir causa da morte do Pai regressa a Bordéus. Em 1715, casou com uma calvinista francesa. Seu tio morreu no seguinte ano, tornando-se assim Charles o barão de Montesquieu e presidente do Parlamento de Bordéus. Vendeu ao cargo no Parlamento de Bordéus em 1726, e foi viver para Paris, foi aceito na Academia Francesa e viajou logo a seguir pela Europa, realizando assim o seu Grand Tour, a tradicional viagem educativa dos intelectuais europeus do século VIII. Retornou a França e partiu para Inglaterra, onde ficou durante dezoito meses.
Retornou a Bordéus, junto de sua família e os seus negócios, assim como para as vinhas e os campos agrícolas em volta do seu Palacete de Brède. frequentemente ia a Paris, onde teve contactos ocasionais com os célebres salons, mas sem se ligar muito com o grupo de intelectuais que ali frequentavam.
Publicou em 17458 aquela que veio a ser conhecida com a sua grande obra O Espírito das Leis em dois volumes, em Genebra,