Adolocência

518 palavras 3 páginas
A Construção de Identidade
1-Rituais de passagem
As alterações próprias da adolescência são universais. Em muitas culturas a fase da adolescência e encarada como etapa de preparação para o futuro e para o seu papel no mundo dos adultos.
Os adolescentes são confrontados com situações inesperadas; no sentido de porem á prova a sua coragem, a astucia, os seus limites. Aos olhos de todos, introduzem os adolescentes na vida comunitária, social e simbólica do grupo, da comunidade.
Ele passará a ser adulto, mas antes terá de mostrar a sua coragem, perseverança e sentido de responsabilidade.
Mas todo o adolescente quer, á sua maneira, fazer este processo de afirmação do seu ser adulto. Fá-lo através de infrações às regras, como: começar a fumar, querer conduzir um carro ou uma mota, sair á noite com os amigos, seduzir e deixar-se seduzir… são, na sua opinião uma prova de que se tornou adulto. Alguns destes rituais podem ser perigosos.
Estimulado pela necessidade de agradar, o adolescente parte á conquista de um estilo original voltando toda a sua atenção para as roupas, para o cabelo e para objetos que possam realçar a sua personalidade (telemóvel, tatuagens, piercings…).

Os adolescentes usam uma linguagem secreta, uma das formas que encontram de excluírem o adulto e de se sentirem seres á parte, superiores; dando-lhes um ar de conspiradores, satisfazendo as suas fantasias assim como o gosto pelo mistério.
2-A procura da autonomia

O adolescente prepara-se para viver com maior plenitude e autonomia. Até há pouco tempo, o rapaz e a rapariga dependiam em tudo ou quase tudo dos pais e ei-los que começam a pensar e a agir de forma pessoal e afirmativa.
O adolescente sabe que ninguém pode tomar o seu lugar na procura de um caminho pessoal.

8-Identidade e risco

A imprevisibilidade no processo de crescimento coloca-nos perante o medo e o desejo: medo do desconhecido e desejo de realização.
Há pessoas que arriscam muito pouco, protegendo-se das incertezas e

Relacionados