Adolescência
ADOLESCÊNCIA E TRANSIÇÃO:
As adversidades numa etapa de desenvolvimento do indivíduo
Guanambi – BA
Dezembro de 2010
Iago Maciel da Silva
Atividade desenvolvida como requisito para avaliação na disciplina Psicologia da Educação, Semestre II do Curso Licenciatura em Química na turma 2010.1, sob a orientação da professora MSc Francineide Pereira de Jesus.
Guanambi – BA
Dezembro de 2010
Adolescência: uma importante fase de transição na formação do indivíduo
A perda de rituais da época da infância e a necessidade da compreensão do complexo mundo à sua volta, faz com que o indivíduo passe por um processo que exige amadurecimento e proporciona novas descobertas. Desse processo, surge um sujeito meio criança, meio adulto, num estágio importante da sua vida, onde sua personalidade e sua representatividade social estão sendo definidas.
Apesar de já consideradas e retratadas em registros históricos, esse etapa do desenvolvimento do indivíduo, não era considerado pela ciência até o final do século XIX. E é nesse momento da história que ocorrem muitas transformações sociais, culturais e psicológicas da vida humana, que resultaram num alongamento do tempo de passagem da infância à maturidade. Esse alongamento resulta em uma antecipação do começo da puberdade, período importante nas transformações biológicas que ocorrem no corpo do indivíduo que passa para uma nova fase. A puberdade que no início do século XX surgia aos 15 anos, hoje acontece antecipadamente por aparecer aos 12 como resultados de fatores biológicos que mudaram ao longo do tempo como: aumento do peso corporal, mudança nas condições de alimentação, bem como a antecipação psicológica proveniente de um apelo para o amadurecimento social, determinado pelo imaginário veiculado aos meios de comunicação.
Nesse contexto e nessa época, surge