ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI 1
BRENDA KEMELLIN FERREIRA
ROSIANE APª BIVINELLO BARBOSA
RENATA GORGES DO NASCIMENTO
THAISE CARVALHO DE OLIVEIRA
ADOLESCENTE INFRATOR:
Adolescentes em conflito com a lei
Londrina
2014
Adriana de Jesus Azevedo
Brenda Kemellin Ferreira
Rosiane Apª Bivinello Barbosa
Renata Gorges do Nascimento
Thaise de Carvalho Oliveira
ADOLESCENTE INFRATOR:
Adolescente em conflito com a lei
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Oficina de Serviço Social I da Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Profª Drª Andréia Pires Rocha e Keiko Morita, como requisito de avaliação para obtenção de média bimestral.
Londrina
2014
Introdução
Este trabalho trará informações sobre Adolescentes em conflito com a lei onde a adolescência é definida por muitos como a fase que marca a transição entre infância e a idade adulta, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA ), essa fase te inicio aos 12 anos de idade e vai até os 18 anos incompletos. Já a Organização Mundial da Saúde ( OMS ), define adolescente o individuo que está entre os 10 e 20 anos de idade.
É a conhecida fase da metamorfose, sendo uma fase de grandes alterações físicas e psicológicas. E diante de um corpo que está em mutação, sentem a necessidade de construir sua identidade e afirmar seu lugar no mundo, nessa busca por sua personalidade os adolescentes sempre manifestam comportamentos extremos que oscilam entre humor excessivo até a depressão. E nesta construção identitária, podem refletir algumas experiências que foram vividas durante a infância. Outra característica, é o fato de que para sentir-se socialmente aceito o adolescente precisa estar inserido em grupo de interesses comuns. E geralmente nesses grupos que o adolescente vai viver suas primeiras experiências, algumas delas perigosas que podem envolver o uso de drogas, álcool e a violência, o que o leva a condição de Adolescente em Conflito com a Lei.