Adolescente do japão
Educados e estilosos, esses adolescentes chamam a atenção do mundo cada vez mais.
Os japoneses na escola
Os adolescentes japoneses chegam a passar mais tempo na escola do que na própria casa.
O ano letivo
O ano letivo do Japão começa em 1º de abril e termina no mês de março. O ano letivo está dividido em três períodos (chamados Gakki). Ichigakki (Primeiro período) de abril a julho
Férias escolares com 30 a 40 dias de duração.
Conforme a vontade dos alunos, há a possibilidade de haverem atividades extracurriculares e classes especiais.
Nigakki (segundo período) de setembro a dezembro
Tem aproximadamente duas semanas de duração e é, comparativamente, um feriado curto.
Sangakki (terceiro período) de janeiro a março
Com a cerimônia de encerramento, começam as férias de primavera. Ao fim desse período, o aluno passa de ano e, a partir de abril, inicia seus estudos no novo ano letivo.
Os jovens estudam em período integral de segunda a sábado, das oito horas da manhã até cinco horas da tarde. No final do dia, ainda tem o conselho estudantil e os clubes (natação, basquete, beisebol, música, desenho etc). Os alunos podem escolher quantos clubes quiserem participar ou até nenhum deles, sendo que os alunos sempre são incentivados a participar de, ao menos, um. São os alunos os encarregados da limpeza da própria sala e da escola inteira. Por isso, muitas vezes eles têm de chegar mais cedo para dar uma ajeitada na sala antes da aula, enquanto outros ficam depois da aula pra arrumar.
Uma pequena estatística...
Enquanto no Brasil a proporção de matriculados no ensino médio em relação à população é cerca de 20%, no Japão, é de 94,4%.
O uniforme
Devido ao extenso horário escolar que, geralmente, é de nove horas por dia e seis dias da semana (fora os extras dos clubes, que, além de serem nos dias de aula, também podem ocorrer nos domingos), o uniforme está muito presente no dia-a-dia de um