adolescencia
1
Crescer implica mudança. Em pequenos(as) sentimos pelos nossos cuidadores, pais ou outras pessoas próximas, uma grande admiração, são os nossos heróis.
Gabamo-los junto dos colegas na escola, medindo forças com os demais; para demonstrar que os nossos pais são os melhores, os mais “fixes”. Ainda te lembras?
Poderás até achar difícil, mas guardamos sempre boas memórias de situações passadas na infância.
O que se passa comigo?
Estás a iniciar uma nova fase da tua vida: a puberdade e a adolescência. Agora começam as grandes transformações no teu corpo, na tua forma de ver a vida e de entender as pessoas. Podemos dizer que é um segundo crescimento, mas desta vez para a sociedade.
Começas a tomar a iniciativa, a desligar-te dos teus pais e a criar vínculos afectivos com os teus colegas e/ou amigos. É uma fase na qual vão ocorrer algumas mudanças ao nível físico que não gostarias que ocorressem dessa forma... Ou ocorre depressa demais... Ou demora a acontecer...
Pode ser uma etapa de grande confusão, porque estás numa fase de transição entre seres criança e tornares-te adulto(a).
Dá-se o nome de puberdade às transformações biológicas que viverás nesta fase, e designa-se como adolescência ao conjunto de transformações psicológicas, físicas e sociais que ocorrem nesta altura.
O que muda na adolescência?
Agora as coisas são diferentes. O tempo que passas com os teus pais é muito escasso, procuras a tua independência, o teu espaço. No fundo, procuras uma identidade própria e pode torna-se complicado viver e entender uma série de coisas.
Se anteriormente achavas que os teus pais sabiam tudo, agora tens as tuas próprias ideias, és tu que sabes ou, pelo menos pensas que sabes… Sentes-te com forças para mudar o mundo. Tens os teus próprios amigos, sais com eles, conversas com outros adultos sobre várias temáticas. Os teus interesses mudam…
Afinal, na adolescência quase tudo muda: o teu corpo, as conversas, as