ADO De Direito
As constantes mudanças no cenário econômico mundial vêm desafiando as organizações a se adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças que vem ocorrendo no campo tecnológico, politico, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas meios indispensáveis de obter informações ao seu sucesso, adequada e em tempo hábil para auxiliar no processo de tomada de decisão.
As alterações ocorridas nas organizações aumentando a complexidade das atividades, aliada ás novas exigências do mercado e a competitividade, passaram a exigir das empresas maior quantidade de informações para controlar seu processo produtivo e tomar decisões a nível estratégico e operacional.
Essas mudanças não só afetaram o perfil das relações empresariais, como vieram acarretar mudanças no perfil do profissional contábil e administrativo, cujo trabalho não só se diferenciou no uso das informações, como também na relevância de suas atividades.
Impõe-se que estes modifiquem a sua linha de ação, num esforço de renovação e ajuste rápido. Vivemos numa época em que ganha cada vez maior relevo a necessidade de reinventar a empresa, conjugam-se neste sentido os novos valores emergentes e a necessidade econômica. No entanto, é importante reter que uma organização acolhe e desenvolve múltiplas tarefas, estruturas, tecnologia cujo comportamento é sistemático e complexo, de tal forma que a sua adequação resulta para o gestor numa tarefa difícil, exigindo dele um desempenho com crescente autonomia, capacidade de confiar em si mesmo, no referencial interno, capacidade de trocar e interagir com a assertividade para lidar, simultaneamente, com questões diversas como os problemas humanos, tecnológicos e políticos.
Bibiografia: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25741/000751647.pdf?...1