AdmP
Título: Desenvolvimento Econômico e Distribuição de Renda
Editora: Brasiliense
Lugar da Publicação: São Paulo
Ano da Publicação:1999
Pedro Cézar Dutra Fonseca
Professor Titular do departamento de ciência Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq.
Introdução
A relação entre desenvolvimento econômico e distribuição de renda é uma dos temas mais controversos da teoria econômica.
Políticas de renda distributivas afetam positivo ou negativamente o crescimento econômico? A distribuição de renda não é decorrência imediata do desenvolvimento econômico, mas que ambos podem ( e devem, por suposto) ocorrer simultaneamente.
Baseado na opinião do autor é muito importante frisar que, nos dias atuais desenvolvimento econômico e a distribuição de renda buscam cada vez mais melhorar o crescimento de ambas e sucessivamente do país.
Crescimento e Desenvolvimento
Convém lembrar inicialmente que a própria definição do que é desenvolvimento envolve intensa polêmica, principalmente ao se procurar contrastá-lo com o crescimento. Via regra, os manuais têm consagrado crescimento como “taxas” positivas de crescimento do “ PIB” enquanto desenvolvimento, além de supor crescimento, exige melhoria dos indicadores sociais e de bem-estar.
Assim pode-se ter desenvolvimento com ou sem melhoria da distribuição de renda, com ou sem melhoria dos indicadores sociais, não havendo nenhuma “ lei”, natural ou social, que obrigue um ou outro caminho em termos de economia. A distribuição pode ocorrer, mas não decorrer a lógica do crescimento e até pode chocar- se com ele.
Desenvolvimento e Distribuição
Já que processos diferenciados, vale a pena, mesmo que sumariamento retornar como a relação entr desenvolvimento econômico e distribuição de renda foi tratada por alguns dos mais expressivos economista do passado .
Ao se considerar Ricardo, como já é costureiro, como a mais típica e bem sucedida expressão do