engenharia
Prof. Pedro Marcelo
1 – Dimensionar uma barra circular de aço que deve ser submetida a uma força axial de tração de 30 toneladas sabendo que, a tensão admissível do aço é de 200 GPa.
(d=1,4mm)
2 – As peças de madeira A e B são ligadas por meio de duas chapas de madeira compensada, que são inteiramente coladas em toda extensão da superfície de contato.
Sabendo que a folga entre as extremidades das peças é de 8mm e que a tensão admissível da cola é de 2,5 Mpa de termine para o carregamento indicado, o comprimento de L.
(L=54mm)
3 – A força axial na coluna que sustenta a viga de madeira indicada é de 75 kN. Determinar a dimensão da chapa de apoio para que a tensão normal na madeira seja de 3 MPa.
(b=178mm)
4 – Duas barras cilíndricas maciças são soldadas no ponto B, como mostra a figura.
Determine a tensão normal:
a) No ponto A (σ=47,7MPa)
b) No ponto B (σ=54,2MPa)
1
5 – Resolva o problema anterior considerando que a força de 60 kN esta direcionada para a direita. (σA=47,7MPa)
(σB=90,4MPa)
6 – Considerando a estrutura abaixo, onde a barra AB possui seção retangular e a barra BC seção cilíndrica. Determine as dimensões, em mm, de cada barra sabendo que o material utilizado é o aço (σ = 200 MPa) e na barra AB h=3b.
(b=8,2mm; h=24,5mm e d=17,4mm)
7 – Ao se aplicar a força indicada, a peça de madeira se rompe ao longo da superfície indicada pela linha tracejada. Determine a tensão média de cisalhamento na superfície de ruptura. (τ=6MPa)
2
8 – A placa indicada é presa à base por meio de três parafusos de aço. A tensão de cisalhamento do aço utilizado é de 331 MPa, e deseja-se um coeficiente de segurança de
3,5. Determine o diâmetro de cada parafuso a ser utilizado.
(d=22mm)
9 – Considerando a treliça abaixo, pede–se:
a) As tensões normais nas barras CD e DE, sabendo que elas têm seção transversal uniforme retangular de 20 x 50 mm; (σCD=15MPa; σDE=25MPa)
b) O