Admnistração e produção
Fundamentos e Estratégia da Administração da Produção
Fundamentos e Estratégia da Administração da Produção
Você, agora, terá à disposição todas... ou quase todas... as informações e links necessários para se inteirar sobre esse tema!
Iremos detalhar para vocês, caros alunos, essa disciplina que nos lembra, no primeiro momento, o chão de fábrica, como a ilustração acima. Entretanto, a administração da produção é muito mais do que administrar o dia-a-dia de uma linha de produção ou uma manufatura, seus princípios, filosofia e pressupostos estão presentes em todos os tipos de organizações. A Administração de Produção está presente nas empresas de serviços como bancos, lojas comerciais, na padaria perto da sua casa, na seguradora do seu carro, no site que você visita para saber das novidades de seu interesse, no hospital e em tantas outras organizações que imaginamos, sejam elas grandes ou pequenas.
Afinal, como eu posso conceituar exatamente a Administração da Produção?
A Administração da Produção pode ser conceituada como o conjunto ordenado das atividades, decisões e responsabilidades das pessoas que administram a transformação e entrega dos produtos e serviços resultantes das operações produtivas. Slack et al (2000), costuma afirmar que a função produção (ou apenas produção) nas organizações representa a junção e a conexão de recursos destinados à produção de bens e serviços.
Ela é considerada uma das funções centrais de qualquer negócio, variando sua gama de responsabilidades dentro das empresas, mas geralmente justapondo-se, até certo ponto, a outras funções. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de bem e/ou serviço. Entretanto, nem todos os tipos de organização, necessariamente, denominam a função produção por esse nome. Vamos citar alguns exemplos da função produção em diferentes segmentos de negócios e, muitas vezes, identificada com diferentes nomes:
Hospital: gerência administrativa. Administra todas