Admnistração - anvisa
ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criada em 1999 com objetivo de promover a proteção da saúde da população por intermédios do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos a vigilância sanitária tais como medicamentos - nacionais ou importados - e alimentos, além de ser responsável pela aprovação, para posterior comercialização e produção no país, desses produtos. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária ela é responsável pelo controle sanitário de todos os produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária,.
A ANVISA tem compromisso desta instituição reguladora com a prestação de contas e a transparência de suas ações. Além de aproximar a dos cidadãos e do setor regulado, este relatório sinaliza para o Congresso Nacional nossa disposição em adequarmo-nos a um legítimo controle por parte do Poder Legislativo.
É inegável a importância que a ANVISA adquiriu no cenário nacional da Saúde a partir de sua criação, em 1999. A agência é um divisor de águas nas questões sanitárias do país. Tendo surgido em meio a uma crise de confiança técnica sob a qual submergia o antigo órgão federal encarregado de cuidar desse segmento, a ANVISA superou as expectativas da sociedade, passando a constituir-se hoje em um órgão de respeito e credibilidade. Uma das provas dessa ascensão a um patamar de reconhecimento foi a recente primeira colocação obtida pela ANVISA em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre o desempenho de quatro agências reguladoras.
Sua missão é: "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso".
Alguns produtos que a Vigilância Sanitária Fiscaliza:
Medicamentos
O processo em andamento visa qualificar o mercado