Administração
Iremos apresentar neste trabalho uma parte da administração que é voltada para os estudos estatísticos, contábeis, financeiros, econômicos, bem como o comportamento Organizacional.
Com o aumento da globalização e conseqüentemente o crescimento da competitividade entre as empresas o administrador cada vez mais tem o desafio de ampliar a sua visão sistêmica para que o processo de tomada de decisão seja o mais assertivo possível. Cada vez mais as decisões precisam ser embasadas em evidências e dados que sustentem ou rejeitem as decisões tomadas. Entender de que forma a estatística pode e deve ser utilizada para auxiliar neste processo possibilita uma maior chance de acerto no processo decisório, conhecer a saúde financeira da empresa, ser bom em matemática e transcender o conhecimento econômico organizacional para um conhecimento econômico global é cada vez mais um pré-requisito básico para que o administrador tenha sucesso, e tudo isso deve se sustentar em um pilar muito importante que é formado pelos valores e pela cultura organizacional, cultura essa que com a aceleração do crescimento econômico, da globalização e dos meios de comunicação fica cada vez mais fragilizada e suscetível as forças externas e que os valores organizacionais precisam ser cada vez mais fortes nos indivíduos para que esta cultura não seja corrompida.
Buscaremos então o entendimento da inter-relação destes processos no dia-a-dia das organizações e dos administradores.
2 DESENVOLVIMENTO
I - O uso da estatística nas organizações
Estuda-se estatística para aplicar seus conceitos como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas, justificando cientificamente as decisões. As empresas que são referência em gestão organizacional possuem uma vasta quantidade de indicadores que são elaborados e mensurados em bases estatísticas que auxiliam no processo decisório e guiam a organização rumo as metas do seu planejamento estratégico.
Com o crescente uso da Estatística,