Planossolos
Curso: 1551 - ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: 11798 - T2 - Geologia Aplicada a Engenharia Civil
Professor(es):
Adriana Rost Rossi
Ano/Período: 2013/1
Planossolos
Os planossolos são solos mal drenados encontrados em áreas de várzea, com relevo plano a suave ondulado. Apresentam perfis com sequencia de horizontes A-E-Bt-C, com o horizonte A geralmente de cor escura e o horizonte E de cor clara, ambos de textura mais arenosa com mudança súbita para o horizonte Bt (que é do tipo B plânico) bem mais argiloso, de cor cinzenta com ou sem mosqueados vermelhos e/ou amarelos. Essa mudança abruta de textura dos horizontes mais superficiais (A+E) para o horizonte Bt define uma mudança textual abruta, pela qual se distinguem os Planossolos dos Gleissolos. Quando o solo está seco, o horizonte Bt destaca-se pela estrutura prismática, colunar ou em blocos, contrastando com a estrutura menos desenvolvida dos horizontes superficiais. Alguns Planossolos apresentam horizontes superficiais cimentados caracterizando um duripã.
Solos constituídos por material mineral com horizonte A ou E seguidos de horizonte B plânico, não coincidente com horizonte plíntico ou glei. Possuem a característica de serem bem abastecidos de bases. Em condições de adensamento e em função do contraste textural , estes solos são muito susceptíveis à erosão.
CLASSES DO 2º NÍVEL CATEGÓRICO (SUBORDENS)
1 PLANOSSOLOS NÁTRICOS
Solos apresentando horizonte plânico com caráter sódico imediatamente abaixo de um horizonte A ou E.
2 PLANOSSOLOS HÁPLICOS
Outros solos que não se enquadram na classe anterior
CLASSES DO 3º NÍVEL CATEGÓRICO (GRANDES GRUPOS)
1 PLANOSSOLOS NÁTRICOS
1.1 PLANOSSOLOS NÁTRICOS Carbonáticos
Solos com caráter carbonático em um ou mais horizontes ou com horizonte cálcico, dentro de 120cm da superfície do solo (Embrapa,1977-1979, v.2, p.871, perfil 273).
1.2 PLANOSSOLOS NÁTRICOS Sálicos
Solos com caráter sálico em um ou mais horizontes, dentro de 120cm da superfície