Administração
Passo 1 Realizar atenta leitura do capítulo 4 – Função Exponencial do livro texto ou de outras fontes de conhecimento de sua preferência, focando a leitura na caracterização da função exponencial, logaritmos e em aplicações, e fazer um resumo, com no máximo três laudas, como embasamento teórico para a realização dos demais passos dessa etapa.
Função Exponencial
Aqui no Matemática Didática já tratamos os temas potenciação ou exponenciação e radiciação, como estes são assuntos que têm relação com a função exponencial, é aconselhável que você faça uma breve revisão destes temas, caso não esteja bem familiarizado com eles.
Função exponencial é toda função , definida por com e .
Neste tipo de função como podemos observar em , a variável independente x está no expoente, daí a razão da sua denominação. É importante também observar que a base a é um valor real constante, isto é, um número real.
Note que temos algumas restrições, visto que temos e .
Se teríamos uma função constante e não exponencial, pois 1 elevado a qualquer x real sempre resultaria em 1. Neste caso equivaleria a que é uma função constante.
E para , por que tal restrição?
Ao estudarmos a potenciação vimos que 00 é indeterminado, então seria indeterminado quando .
No caso de não devemos nos esquecer de que não existe a raiz real de um radicando negativo e índice par, portanto se tivermos, por exemplo, e o valor de não será um número real, pois teremos:
E como sabemos .
Representação da Função Exponencial no Plano Cartesiano
Para representarmos graficamente uma função exponencial, podemos fazê-lo da mesma forma que fizemos com a função quadrática, ou seja, arbitrarmos alguns valores para x, montarmos uma tabela com os respectivos valores de f(x), localizarmos os pontos no plano cartesiano e traçarmos a curva do gráfico.
Para a representação gráfica da função arbitraremos os seguinte valores para x:
-6, -3, -1, 0, 1 e 2.
Montando a tabela temos:
x | y = 1,8x | -6 | y =