Bacharel
A palavra batismo tem origem na palavra grega “baptizõ”, que significa imergir ou mergulhar. Esta palavra é sempre empregada quando se refere ao ritual de batismo.
Existiam rituais de purificação onde se executava a asperção onde se empregava palavra grega “rhantizõ”, que significa aspergir ou salpicar; esses rituais se aplicavam à lei e à outros ritos que não o de tinham relação nenhuma com o batismo.
O batismo que se fala na bíblia é o batismo por imersão. Romanos 6:3-5; Atos 8:38-39. Outras formas de batismo são feitas quando não existe a condição física ou ambiental para se praticar o mesmo.
Porque batizamos:
Porque o batismo é antes de tudo uma ordem de Jesus: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28.19)
Em nome de Quem se batiza?
Sempre em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28,19)
Há igrejas que batizam só em nome de Jesus. Elas se apoiam em alguns textos de: (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5) que falam sobre batismo em nome do Senhor Jesus. No entanto a interpretação correta é que o mesmo era feito na AUTORIDADE do nome de JESUS.
O significado espiritual do batismo
O batismo é além de ser uma ordenança é uma declaração pública de fé. A pessoa quando se batiza declara tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual, que reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador.
A sua vida anterior é “enterrada, morta” nas águas do batismo e, ao sair das águas a pessoa abraça um novo estilo de vida onde:
• Morre a velha criatura (pecadora) e nasce uma nova criatura. Col. 2.12.
• Passa a viver a salvação de Jesus Cristo: Mc. 16.16
A forma de imersão significa a morte do velho homem e o nascimento do novo homem.
Da mesma forma que Jesus Cristo fez na cruz do calvário... o sangue de Jesus não foi aspergido, foi completamente derramado em prol de nossa salvação, (não houve economia de sangue nesse ato) da mesma