Administração
Sistema Administração Japonesa Toyotismo
Criado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno após a segunda guerra. Espalhou-se partir da década de 60 por várias regiões.
Objetivo
Os 7 desperdícios que o sistema visa a eliminar:
Superprodução, a maior fonte de desperdício. Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados. Transporte, nunca geram valor agregado no produto. Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir. Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz. Movimentação Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros
Pilares do sistema
Principais características
Just in time (na hora certa) – "o que é necessário, quando for necessário e na quantidade necessária” Kanban (cartão, sinal ou placa) – é um método de autorização da produção e movimentação do material no sistema JIT. O objetivo do sistema é assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricação ou montagem subsequentes. Team work ( trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”
Sistema JIT - Kanban
Principais características
Jidoka (automação) – Utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
Principais características
Muda – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício. Kaizen (fazer bem) – ênfase na qualidade através da melhoria contínua.