Administração
Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Naviraí
Tutor presencial: Jefferson Kiyoshi Komesu
Curso: Administração
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTATÍSTICA
Acadêmicos:
Agosto de 2012
Naviraí – MS
Etapa 1
O que é ESTATÍSTICA?
Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística. Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação. Tem como objectivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros. A Estatística divide-se em dois ramos distintos: a Estatística Descritiva, responsável pelo estudo das características de uma dada população; e a Estatística Indutiva, que generaliza um conjunto de resultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo, enunciando a(s) consequente(s) lei(s).
AS APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA
O crescente uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentais em conhecimentos científicos. As informações estatísticas são concisas, especificas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão.
Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhores suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos. Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas