Administração
Nas ultimas décadas, o comercio tem vivido uma dinâmica sem precedentes com profundas modificações em suas maneiras. Este trabalho tem o intuito de mostrar que independente do porte toda empresa nasce para atender uma necessidade humana, a qual se pode chamar de identificação de oportunidade de negocio.
De acordo com Chiavenato (2005,p.40) uma empresa é o conjunto de pessoas que trabalham juntas no sentido de alcançar objetivos por meio da gestão de recursos, humanos, matérias e financeiros.
O empreendedor não é um ser mágico, é uma pessoa como qualquer outra, porém apresenta algumas características que o diferem dos demais, por exemplo, o senso de oportunidade, a capacidade de lidar com pessoas, a persistência e a criatividade. Isso é muito bom uma vez que todas estas características são passivas de se adquirir com a vivência, busca de instrução em instituições de ensino e com a força de vontade.
Um outro ponto é que empreendedorismo não é sinônimo de lucro, todos são induzidos a pensar que ser empreendedor é ser rico, ou que qualquer empresário de sucesso é um grande empreendedor. Isso não é verdade, muitos grandes empreendedores já faliram, em muitos casos mais de uma vez, e mesmo assim conseguem se reerguer, assim nestes casos a persistência é o ponto marcante para caracterizar um empreendedor, e não a sua capacidade de ter sucesso em tudo.
Por outro lado existem organizações como o instituto Elos que sem visar o lucro são ótimos exemplos de empreendedorismo, promove ações que aproveitam recursos inexplorados, como a habilidades da própria população, e materiais como restos de construção civil.
Portanto ser empreendedor não diz respeito somente a uma habilidade nata, depende muito mais de esforço, o retorno monetário é quase que conseqüência, ser empreendedor não significa gerar rios de dinheiro, mas sim realizar projetos, e principalmente ter